Caros amigos, neste ano decidi embarcar em um projeto que visa resgatar algo especial: Um Karmann Ghia de 1964
Nunca gostei muito de carros modernos. Na minha opinião, carros são como música: A maior parte do que está na moda hoje será esquecido amanhã. E se somente uma em cada mil baladas passará pelo teste do tempo, pra que perder tempo ouvindo "as dez mais da semana" se tem tanta coisa antiga que já foi filtrada pra mim? Rolling Stone, Pink Floyd, Carlos Santana... Todos clássicos! Sobre carro penso a mesma coisa, mas com uma diferença: Não dá pra baixar um carro pela internet.
|
Fábrica da Karmann, em Osnabrük. |
É como se as musicas que foram gravadas em vinil, depois de esgotadas as vendas, nunca mais fossem regravas. Nada de CD, MP3, fita K7 ou rádio... As musicas ficariam restritas as suas prisões de PVC negro, e cada disco arranhado seria uma musica a menos no mundo para ser apreciada. O que você faria se o álbum branco dos Beatles estivesse em extinção? Se tivesse um, cuidaria bem dele, não é? Se encontrasse um a venda, mesmo que danificado, compraria para restaurá-lo não compraria? Todo mundo quer cuidar daquilo que tem lhe dá prazer e trás boas recordações.
|
Um carro que leva o nome da empresa! |
Ainda lembro da primeira vez que vi um Karmann Ghia. Foi na esquina da Av. Cristóvão Colombo com a Marechal José Inácio da Silva. Eu não passava de um menino passeando no banco de trás do carro do meu pai, mas o KG me chamou a atenção. Perguntei - "Por que os carros novos não são bonitos como este?" A resposta foi mais ou menos "porque este carro tem cara de carro velho!" Lembro de pensar que ele estava errado, e quando eu tivesse dinheiro iria comprar um desses pra mim. Os outros que ficassem com seus carros novos!
Na época eu não sabia, mas o Karmann Ghia foi um marco na história da Volkswagen. Até o seu lançamento, em 1955 na Alemanha, a empresa só produzia Fuscas e Kombis. Estes dois modelos, que já eram dinossauros vivos naquela época, estavam com dificuldades para competir com veículos com design muito mais atuais. Os executivos da Volks sabiam que seus consumidores estavam cansados das curvas do velho "beatle" e queriam algo que lhes dessem orgulho ao desfilarem nas ruas.
|
Lanterna e para-choques originais. |
A primeira tentativa de criar um novo VW foi feita pela Karmann, empresa alemã responsável pela montagem dos fuscas conversíveis e que nasceu como uma fábrica de carruagens. Ela até apresentou uma proposta mas, como esta estava a quem das expectativas da diretoria da Volks, foi rechaçada. Recorreram então aos estúdios Ghia, na Itália, esmpresa que até hoje é referencia em design. Em pouco tempo eles apresentaram aos diretores da Volks um protótipo montado sobre a carroceria do Fusca. O diretoria ficou muito impressionada e deram o sinal verde para a produção do novo modelo. Nascia assim o Karmann Ghia!¹
|
As mudanças começaram em 67. |
No Brasil o primeiro KG foi produzido em 1962. Contava com motor 1200cc de 36 cavalos e velocidade máxima nominal de 115Km/h (o que era rápido na época). Impresso em uma única chapa de aço, tinha para-choques de barra dupla (conhecidos como "puleiros"), lanternas traseiras em formato de canoa, e sistema elétrico 6 volts. Retrovisor do lado direito e cintos de segurança estavam ausentes, pois não eram itens obrigatórios de segurança na época. Este modelo, considerado por muitos como o mais bonito da história do Karmann Ghia, continuou inalterado até o final de 1966.
Conhecendo os fatos fica fácil ver a importância que o Karmann Ghia teve na história da Volkswagen. E a importância que a Volks teve, por sua vez, na história do automobilismo Brasileiro é inquestionável. Como engenheiro não posso deixar de admirar este carro. Some tudo isso a minha fascinação pelas curvas do carro, que até os dias de hoje chama a atenção de quem o vê passar na rua, e você entenderá porque decidi restaurar um.
Estamos em 2014 e neste ano o carro que escolhi completa 50 anos de idade. Pretendo registrar aqui todo o processo de restauro, para que meus amigos e os amantes deste carro possam saborear junto comigo cada etapa deste empreendimento.
Fontes:
¹História da Karmann Ghia - Wikipedia