sábado, 19 de julho de 2014

A Busca pela Oficina Perfeita

Agora com placa de Porto Alegre
Depois de visitar o CRVA duas vezes para transferir o carro para meu nome e não conseguir devido ao sistema estar fora do ar, tive sucesso nesta quinta-feira. Claro que tive que pagar uma multa por demorar mais de 30 dias após a compra para fazer a transferência (mesmo que a culpa não tenha sido minha), mas mesmo assim fiquei feliz por finalizar esta etapa burocrática. Era só o que eu estava esperando para levar meu carro nas oficinas e começar a orçar a restauração, e comecei pelas dicas que recebi dos sócios do Veteran Car Club.

A primeira, Mecânica Auto Nacional em Porto Alegre, me deixou com uma boa impressão. Estavam com vários carros de membros do clube lá (alguns aguardando peças, outros verba...) e me mostraram prêmios que já ganharam com o trabalho deles. É um negócio de família: a terceira geração de mecânicos é quem está tocando a oficina, e a quarta já está lá ajudando. Me passaram um orçamento completo, incluindo as etapas que eles não executam (como a funilaria, feita por um terceiro de confiança deles). Qualidade tem seu preço, e não é barato. O lado bom é que poderiam iniciar imediatamente, e preveem um tempo total de execução de três meses.

A segunda, Tetra Restaurações em Gravataí, tem foco na funilaria e pintura. Terceiriza a mecânica, a parte elétrica e o estofamento com parceiros de longa data. O dono me atendeu super bem, mas está com tanto trabalho e com tão poucos funcionários que eu teria que amargar até o ano que vem na fila para ele conseguir uma vaga em sua oficina para o meu carro. E o preço também não é baixo. Valeu pela chance de ver as carangas no pátio dele, mas pra mim não vai dar.

Semana que vem vou levar o Karmann Ghia para duas oficinas em Novo Hamburgo e então tomarei a decisão. Se alguém tiver alguma dica aceito sugestões!

9 comentários:

  1. Olá Guto, acredito que meu ex-colega de faculdade, o André Travassos (https://www.facebook.com/andre.travassos.52), possa te dar alguma dica, pois ele era desse ramo. Não sei se ainda é, mas faz contato com ele. Abraço e parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cabeça! Já mandei mensagem pra ele

    ResponderExcluir
  3. Olá... uma dica, não use o termo reforma, pois reforma qualquer chapeação 'pé de porco'' faz... pelo que vi você tem um projeto legal e quer executa-lo da melhor forma possivel então o correto é RESTAURAÇÃO. Boa sorte com o seu Karmann Ghia, se precisar de ajuda estou a disposição, tenho um KG 70. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica João! Concordo com você. "Reforma" não serve pro meu KG... kkk
      Você é do RS?? Abs

      Excluir
    2. Oi Carlos, sou do RS, cidade de Soledade.... Nos dias 22, 23 e 24 de Agosto tem encontro de veículos antigos em Novo Hamburgo, na FENAC, é a Expoclassic, o maior do RS e em área coberta. Se tudo der certo estarei por lá com um Chamonix Speedster (réplica do porsche 356, anos 54 a 56). Leve o seu karmann ghia para a gente trocar umas idéias. Mas pelo que vi, se vc der uma boa 'encerada' na pintura, uma polida nos parachoques e trocar uns detalhes tipo as lentes das lanternas traseiras e dos piscas já melhora 100% e você pode ir usando o carro enquanto decide pela melhor oficina de restauração. Sem querer ser chato, mas duas dicas: as peças que você substituir e que tiver o logotipo VW, peças originais Volkwagen: GUARDE, por pior estado que elas estejam sempre tem valor.... Para 'brilhar' os cromados, eu uso uma pasta chamada AUTOSOL, muito boa mesmo...

      Excluir
  4. Recebi várias dicas no Face depois de postar este texto. Muitas eram de oficinas que trabalham mais com carros modernos (mesmo assim obrigado pelas dicas!), porem duas valem ficar registradas aqui caso alguém visite esta página procurando dicas de restauração de carros antigos:

    WSul Couros e Revestimentos - Especializado em estofamentos em Porto Alegre, já fez alguns trabalhos em KGs (me enviou várias fotos. Gostei!) Fazem a estrutura inteira, se necessário. Preço honesto.

    Crippa Car - Funilaria e mecânica de Novo Hamburgo, trabalha com carros antigos e atuais. O proprietário é membro do VCC, e já vi vários trabalhos dele. O preço não é dos mais baixos, mas são muito caprichosos! Recomendo.

    ResponderExcluir
  5. Ola ,obrigado pela visita espero que tenha achado a pessoa certa para o serviço de restauração do karmanguia,espero nos encontrarmos nos encontros .

    ResponderExcluir
  6. Ola ,obrigado pela visita espero que tenha achado a pessoa certa para o serviço de restauração do karmanguia,espero nos encontrarmos nos encontros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávio, já faz tanto tempo que visitei as oficinas que não lembro mais qual a sua...

      Poderia postar aqui pro pessoal que acompanha o blog também saber qual é? O endereço também se te convier. O merchâ é livre! hehe

      Excluir